Texto associado. Leia o texto e responda à próxima questão.
Powerful storm knocks out power to 1.4 million homes in Brazil’s largest city
SAO PAULO (AP) — Around 1.4 million households in Sao Paulo, Brazil, were without power on Saturday almost 24 hours after a brief but powerful storm swept through South America’s largest metropolis. At least seven people were killed.
Officials in Sao Paulo state said that record winds of up to 67 mph (108 kph) knocked down transmission lines and destroyed trees, causing severe damage in some parts. The storm also shut down several airports and interrupted water service in several areas, according to the state government.
Authorities originally expected to restore power within a few hours. But several neighborhoods in the metropolitan area, which is home to 21 million people, were still in the dark on Saturday, and authorities were urging residents to limit their consumption of water.
https://apnews.com. Adaptado. Acesso em 24.04.2025
Um professor encontra essa notícia, publicada imediatamente
após uma tempestade haver devastado a cidade de São Paulo.
Suponha que esse professor considere pertinente trabalhar a
notícia com sua turma do 1º ano do Ensino Médio que vem
desenvolvendo um projeto interdisciplinar intitulado “Mudanças
climáticas: efeitos sentidos no Brasil”. Consciente de que o
reconhecimento do contexto de produção favorece o processo de
compreensão do tema tratado, o professor propõe, como
primeira atividade de sua aula de leitura,
✂️ a) uma atividade de previsão de conteúdo a partir de uma
atividade conjunta de skimming e scanning. ✂️ b) uma tarefa de identificação da fonte, da data de publicação, e
do provável público-alvo do texto. ✂️ c) transferiria a correção da leitura do texto para a aula
seguinte, e proporia, como lição de casa, o trabalho com o
dicionário e realização dos exercícios que compõem a
unidade. Na aula seguinte, retomaria as respostas dos
estudantes. ✂️ d) usaria o texto da unidade 5 do livro apenas com o objetivo de
uma leitura para compreensão geral; buscaria um texto em
português sobre o mesmo tema e proporia um confronto
entre o conteúdo dos dois textos. ✂️ e) levaria a classe ao pátio da escola, pintaria uma faixa de
pedestre no chão, e enquanto um estudante interpretasse o
pedestre, outros seriam os carros passando. Depois voltariam
à sala para comparar a atividade ao ar livre ao conteúdo do
texto. A seguir, cumpririam tarefas do livro didático.