Uma professora de Matemática, ao preparar atividades para
estudantes do 6º ano com foco no desenvolvimento de
habilidades relacionadas à leitura e interpretação de dados de
uma pesquisa sobre acidentes de trânsito — apresentados em
tabelas e/ou gráficos — pretende iniciar com exemplos de
representações inseridas em contextos do cotidiano dos
estudantes.
Em turmas de anos anteriores, ela identificou erros comuns
cometidos pelos estudantes na interpretação de gráficos,
especialmente pela dificuldade em analisar corretamente as
variáveis indicadas em cada eixo ou a escala utilizada. Por isso,
considera importante estar atenta a esses aspectos, a fim de
realizar intervenções que levem os estudantes a refletirem sobre
suas ações durante a realização das atividades.
Que lacunas de conhecimentos e habilidades expressos na BNCC
não estão suficientemente consolidados por esses estudantes?
✂️ a) A dificuldade dos estudantes indica a ausência de domínio
dos conhecimentos procedimentais relativos à produção de
gráficos, sendo necessário retomar habilidades ligadas ao
registro visual dos dados com uso de tecnologia. ✂️ b) As dificuldades observadas apontam para lacunas no
conhecimento pedagógico do conteúdo, que se relaciona à
compreensão das melhores estratégias didáticas para o
ensino da leitura de gráficos. ✂️ c) questionar os estudantes sobre o significado de um
decímetro quadrado e, ao identificar a equivalência entre um
metro e 10 decímetros, estabelecer a igualdade entre 1 m² e
100 dm² e sobre as diferentes possibilidades de
decomposição do polígono em retângulos, quadrados e
triângulos. ✂️ d) solicitar que os estudantes se reúnam em grupos no
contraturno das aulas para estudar e rever os objetos de
conhecimento que devem ter sido estudados no ano anterior
(7º ano) associados à decomposição de figuras e à
equivalência de áreas. ✂️ e) solicitar que um estudante apresente como fez a
decomposição do polígono em retângulos e triângulos e
estabelecer um tempo para que os estudantes realizem os
cálculos das áreas aplicando as expressões que constam de
um cartaz exposto na sala de aula.