O professor Maurício organizou os estudantes de uma turma do
8º ano do Ensino Fundamental em grupos de quatro integrantes
para analisarem a seguinte situação: Durante uma competição de atletismo nos Jogos
Paradesportivos Escolares, foram registrados os
tempos (em segundos) obtidos pelos atletas na
prova dos 100 metros rasos:
35, 31, 30, 29, 35, 37, 52.
1. Organize os tempos em ordem crescente.
2. Calcule:
a) A média dos tempos.
b) A mediana dos tempos.
c) A moda, se houver.
3. Observe que um dos tempos é
significativamente maior que os demais.
a) Qual é esse valor?
b) O que pode ter acontecido com esse atleta
para obter um tempo tão diferente?
4. Retire o maior tempo e recalcule:
a) A média.
b) A mediana.
c) A moda, se houver.
5. Compare os resultados com e sem o valor
extremo: a) Qual medida de tendência central foi mais
afetada?
b) Qual medida parece representar melhor o
“tempo típico” dos atletas? Com base na atividade proposta pelo professor Maurício, qual
habilidade está sendo desenvolvida prioritariamente?
✂️ a) Interpretar e analisar, com o auxílio de tecnologias digitais,
gráficos, tabelas e outras representações de dados
estatísticos relativos a diferentes contextos sociais. ✂️ b) Organizar, representar e interpretar um conjunto de dados,
para construir gráficos utilizando planilhas eletrônicas ou
outros recursos. ✂️ c) explorar as características dos polígonos regulares para que
os estudantes os classifiquem em relação aos lados. ✂️ d) explorar os conhecimentos sobre ângulos como uma
grandeza associada aos quadriláteros. ✂️ e) resolver equações do 1º grau, em que são atribuídos valores
para duas das três incógnitas, V, A e F.