Situação Problema: Uma turma do Ensino Médio realiza uma
atividade prática de experimentos sobre propriedades físicas da
matéria, envolvendo análises de densidade e solubilidade. Entre
os estudantes, há uma pessoa com deficiência visual. O professor
quer promover a participação plena desse estudante, garantindo
que ele compreenda e contribua com a atividade, mesmo sem
usar recursos visuais convencionais.
Qual abordagem pedagógica é mais eficaz para promover a
inclusão desse estudante na atividade experimental de Ciências?
✂️ a) Fornecer uma descrição detalhada do procedimento
experimental, evitando que o estudante manipule os
materiais durante a atividade. ✂️ b) Propor ao estudante que elabore, com auxílio de colegas,
modelos táteis e utilizáveis durante o experimento, apoiado
por descrições verbais. ✂️ c) Utilizar vídeos de demonstrações com legendas descritivas e
solicitar que o estudante assista ao conteúdo,
complementando com atividades de leitura. ✂️ d) Permitir que o estudante participe da atividade,
acompanhando a manipulação feita pelos colegas enquanto
ouve as explicações do professor. ✂️ e) Incentivar os colegas a manipular os materiais enquanto o
estudante observa, para evitar que ele se sobrecarregue ou
se exponha com tarefas inadequadas.