Texto associado. A questão, trata da atividade descrita a seguir:
Cristina, a professora da turma do Ensino Médio, planejou suas aulas para discutir a temática "Transformação de energia envolvidas no funcionamento de eletrodomésticos e economia no consumo". Com o intuito de abordar esta temática e ainda discutir os efeitos do desperdício para o meio ambiente no futuro, ela planejou sua aula em três etapas:
I- Etapa 1: apresentação de um vídeo aos estudantes e em seguida, diálogo sobre situações do cotidiano, que os estudantes conhecem e presenciam, relacionadas com o uso de eletrodomésticos na casa deles.
II- Etapa 2: demonstração de alguns experimentos de baixo custo, que foram explicados de forma dialogada com os estudantes, destacando os conhecimentos de Física presentes naqueles experimentos e necessários para a compreensão dos temas estudados.
III- Etapa 3: proposição de uma roda de conversa, entre os estudantes e a professora, quando falarão sobre o conhecimento incorporado por eles nas situações apresentadas pela professora. Professora e colegas questionarão, no intuito de analisar e interpretar tanto as situações iniciais quanto outras que poderiam ser compreendidas pelo mesmo conhecimento.
No primeiro momento, o vídeo apresentado pela professora
continha vários momentos em uma família em que os aparelhos
eletrodomésticos eram utilizados sem preocupação com a
economia. Dentre as situações de desperdício da energia, citados
pelos estudantes, destacamos, o uso da parte de trás da geladeira
como secadora de roupa; o uso da máquina de lavar roupa com
apenas uma roupa pequena; o uso de lâmpada incandescente
para iluminar a casa; a manutenção do chuveiro elétrico ligado
enquanto o homem faz a barba.
Após as citações dos estudantes, a professora sintetizou os
conhecimentos prévios dos estudantes da seguinte forma: "os
estudantes destacaram diferentes atividades e todos estavam
conscientes que as situações tratavam de um uso desnecessário
de energia que seria prejudicial ao meio ambiente no futuro".
Essa organização da professora na etapa 1
✂️ a) está certa e reflete exatamente os dados apresentados pelos
estudantes. ✂️ b) está errada, pois os dados apresentados pelos estudantes
não mostraram informações sobre as consequências das
ações ao meio ambiente no futuro. ✂️ c) está certa, pois os dados apresentados pelos estudantes não
mostraram informações sobre as consequências das ações ao
meio ambiente no futuro. ✂️ d) está errada, pois os dados apresentados pelos estudantes
mostraram informações sobre as consequências das ações ao
meio ambiente no futuro. ✂️ e) está certa, pois os dados apresentados pelos estudantes
mostraram informações sobre as consequências das ações ao
meio ambiente no futuro.