A garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e
permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu
sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de
idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é
uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.
(Art. 8º, resolução 04/2010: Diretrizes Curriculares Nacionais
Gerais para a Educação Básica)
Nesse sentido, a escola de qualidade social adota como
centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe
atendimento aos seguintes requisitos, entre outros, à exceção de
um, que está errado . Assinale-o.
✂️ a) Revisão das referências conceituais quanto aos diferentes
espaços e tempos educativos, abrangendo espaços sociais na
escola e fora dela. ✂️ b) Foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela
aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como
instrumento de contínua progressão dos estudantes. ✂️ c) Preparação dos profissionais da educação, gestores,
professores, especialistas, técnicos, monitores e outros. ✂️ d) Desconexão entre organização do currículo, do trabalho
pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo como
objetivo segmentar a aprendizagem do estudante. ✂️ e) Integração dos profissionais da educação, dos estudantes, das
famílias, dos agentes da comunidade interessados na
educação.