Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada
época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas
perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não
pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e
sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional,
artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida.
Desprendendo-se dos interesses de classes, a que ela tem servido,
a educação perde o "sentido aristológico", para usar a expressão
de Ernesto Nelson, deixa de constituir um privilégio determinado
pela condição econômica e social do indivíduo, para assumir um
"caráter biológico", com que ela se organiza para a coletividade
em geral, reconhecendo a todo o indivíduo o direito a ser educado
até onde o permitam as suas aptidões naturais, independente de
razões de ordem econômica e social.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932.
Assinale a opção que apresenta uma das características da
proposta educacional do Manifesto dos Pioneiros da Educação
Nova.
✂️ a) Proposta de um modelo pragmático de ensino. ✂️ b) Educação voltada para a ascensão social do indivíduo. ✂️ c) Tendência intelectualista no programa educacional. ✂️ d) Enfoque em aulas de caráter expositivo. ✂️ e) Escola de caráter livre e optativo para todas as classes sociais