1Q1034351 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025Por sua vez, a educação sempre esteve também permeada pelos mecanismos de controle. E a disciplinarização possibilita esse controle sobre o aprendizado (o quê, quando, quanto e como o aluno aprende) e também um controle sobre o próprio aluno. A disciplina também está relacionada ao comportamento, não apenas à aprendizagem. ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 24. Michael Foucault fez um contundente diagnóstico acerca do poder disciplinar e seus modos de atuação nos espaços e organizações educacionais. Assinale a opção que não corresponde a um desses modos. ✂️ a) A prática avaliativa dos exames. ✂️ b) O fatiamento do tempo em atividades específicas. ✂️ c) A disposição cartográfica da sala de aula. ✂️ d) A utilização dos uniformes no espaço escolar. ✂️ e) A abordagem transdisciplinar dos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro