Esta nova sociedade é consequência da chamada revolução digital,
isto é, da possibilidade de transformar todo tipo de informação
(dos textos, até a voz, sons e imagens, fixas ou em movimento) em
números (dígitos), o que permite elaborar, acumular, comunicar e
utilizar qualquer tipo de informação em formas que antes eram
impraticáveis. A multimídia – que permite acessar e interagir com
as informações sob as mais variadas formas – converteu-se em um
termo cada vez mais difuso, bem como o conceito de
interatividade, isto é, a possibilidade de que cada pessoa seja um
sujeito interatuante (...), e não só um objeto passivo do fluxo
informativo, como atualmente ocorre entre usuários e usuárias
com os meios de comunicação tradicionais (jornais, revistas,
televisão, rádio e cinema).
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo
integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 88,
adaptado.
Considerando o trecho supracitado acerca dos impactos da
revolução digital, assinale a opção que corresponde à demanda
educacional inerente a esse contexto.
✂️ a) Ensinar a absorver informações. ✂️ b) Transmitir o fascínio pelas atuais inovações. ✂️ c) Construir habilidades ativas de atuação. ✂️ d) Fomentar posturas de resistência às novas tendências. ✂️ e) Promover espaços de cultivo do conhecimento.