Sobre o processo de educação musical, leia o trecho a seguir.
A experiência musical necessita estar ligada ao corpo – primeiro
instrumento musical da criança. A associação dos sons ao
movimento corporal ajuda a multiplicar as sensações e a ligar o
fato sonoro à totalidade da pessoa. Também certas noções são
antes adquiridas pela ação, e especialmente pela ação corporal, do
que pelo intelecto. A criança assimila, através de seu corpo, os
conceitos de espaço e tempo que incorpora porque os vivenciou.
Concretiza suas percepções sob a forma de gestos, traduzindo
desse modo os sons e os ritmos corporalmente, o que não só aguça
sua audição, como contribui para sua evolução geral.
MÁRSICO , Leda Osório. Educação musical. Porto Alegre: Anppom, v. 1, dez,
1989, p. 2.
Na reflexão da autora, a educação musical
✂️ a) está diretamente relacionada à consciência corporal. ✂️ b) explora o caráter terapêutico do ritmo e da melodia. ✂️ c) enfatiza a notação musical das vivências dos alunos. ✂️ d) desenvolve o gosto pela apreciação de música de concerto. ✂️ e) permite a estesia ao promover a compreensão histórica do
fenômeno sonoro.