1Q1034973 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024Leia o trecho a seguir. A distância entre os conceitos e o concreto é o problema a que volto quando penso na questão da linguagem na sala de aula. A experiência inicial dos alunos com a linguagem é possivelmente muito mais a experiência de definir o concreto de sua existência e não uma experiência de dançar com os conceitos por si mesmos. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano e o professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. O trecho acima apresenta uma diferença entre usos da linguagem que geram desafios para a comunicação em sala de aula. Para abordar efetivamente esse problema, o professor deve ✂️ a) focar na especialização da linguagem para garantir uma compreensão mais técnica e precisa dos conceitos por parte dos alunos. ✂️ b) evitar tratar de temas que ultrapassem a experiência de vida e a compreensão atual dos alunos, mantendo o foco em assuntos familiares. ✂️ c) dar prioridade aos conteúdos formais e abstratos que têm relevância universal, independentemente das experiências pessoais dos alunos. ✂️ d) empenhar-se ativamente em relacionar os conteúdos curriculares às vivências e experiências prévias dos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa. ✂️ e) concentrar-se nos conteúdos que tenham aplicação prática profissional, evitando abordagens de enfoque teórico ou conceitual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro