Durante a avaliação de uma política pública de acesso à educação
em comunidades vulneráveis, verificou-se que ela cumpriu
rigorosamente os procedimentos normativos previstos no plano
de implementação, com aplicação adequada dos recursos
orçamentários e entrega de equipamentos escolares. No entanto,
os resultados apontaram baixo impacto na redução da evasão
escolar e desigualdades persistentes entre regiões com diferentes
níveis de renda.
Com base nas etapas do ciclo das políticas públicas e nos critérios
usuais de avaliação, é correto afirmar que essa política pública
apresentou:
✂️ a) alto nível de eficácia e efetividade, pois cumpriu os objetivos
propostos e gerou valor social à população beneficiada. ✂️ b) eficiência administrativa e economicidade, mas baixa
efetividade e equidade, pois não conseguiu gerar impacto
social relevante nem reduzir desigualdades. ✂️ c) igualdade na distribuição dos recursos, mas ausência de
economicidade, pois não houve redução no uso dos insumos
previstos. ✂️ d) produtividade elevada e eficiência econômica reduzida, pois
houve grande volume de saídas com uso mínimo de recursos. ✂️ e) equidade e efetividade, mas baixa eficiência administrativa,
em razão do descumprimento de normas orçamentárias
durante a implementação.