Consta do portal do BNDES que a ouvidoria é uma instância que possibilita a participação do indivíduo e aprimora o controle social sobre instituições.
Dessa forma, entende-se que as ouvidorias públicas promovem e garantem os direitos
✂️ a) de cidadania, por meio do diálogo e da prestação de contas através de atuação na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade. ✂️ b) da empresa pública, por meio do diálogo com a sociedade, influenciando opiniões, atuando junto a
influencers na mediação de conflitos, corroborando sua atividade para manter os princípios da empresa pública, defendendo os valores, a missão e os objetivos da corporação. ✂️ c) básicos do cidadão, garantindo-lhe livre expressão para emitir opiniões, fazer reclamações e denúncias, atuando no
julgamento do que é ético a partir dos materiais recebidos e decidindo se a empresa pública deve divulgar as opiniões,
reclamações e denúncias recebidas ou arquivá-las para preservar a imagem corporativa. ✂️ d) da sociedade e da empresa pública, atuando na defesa do Estado, agindo por conta própria, devendo garantir que os
valores, a missão e os objetivos da empresa sejam alcançados por meio de atividades que congreguem os interesses
da sociedade e do Estado. ✂️ e) do cidadão, por meio do diálogo, atuando na afirmação dos valores empresariais, divulgando relatórios semestrais e
se ocupando com a repercussão positiva da empresa na mídia e com informações de interesse geral e coletivo sobre
a empresa.