Um banco utilizou a metodologia de Net Promoter Score
(NPS) para avaliar o grau de satisfação do cliente e a eficácia das estratégias e ações adotadas pela organização.
Para tanto, perguntou: “Em uma escala de 0 a 10, quão
provável é que você recomende o nosso banco a amigos
ou colegas?”
Foram encontrados os seguintes resultados: 50% das
avaliações variaram entre 9 e 10; 30%, entre 7 e 8; e o
restante, entre 0 e 6.
A partir desses dados, conclui-se que
✂️ a) metade dos entrevistados da pesquisa é de promotores do banco, clientes supersatisfeitos que devem
recomendar a organização. ✂️ b) a maioria dos entrevistados da pesquisa é de clientes
neutros, isto é, satisfeitos, mas não tão engajados, podendo ser influenciados por concorrentes. ✂️ c) 1/3 dos entrevistados da pesquisa é de clientes detratores, isto é, clientes insatisfeitos que costumam prejudicar a reputação da organização. ✂️ d) todos os entrevistados da pesquisa são clientes abusivos que tiveram alguma experiência negativa com a
organização. ✂️ e) metade dos entrevistados da pesquisa é de clientes
beligerantes que devem ser encorajados a se tornarem embaixadores da organização.