Texto associado. José Dias tratava-me com extremos de mãe e atenções de servo. A primeira cousa que consegui, logo que comecei a andar fora, foi dispensar-me o pajem; fez-se pajem, ia comigo à rua. Cuidava dos meus arranjos em casa, dos meus livros, dos meus sapatos, da minha higiene e da minha prosódia. Aos oito anos os meus plurais careciam, alguma vez, da desinência exata, ele a corrigia, meio sério para dar autoridade à lição, meio risonho para obter o perdão da emenda. Ajudava assim o mestre de primeiras letras. Mais tarde, quando o Padre Cabral me ensinava latim, doutrina e história sagrada, ele assistia às lições, fazia reflexões eclesiásticas, e, no fim, perguntava ao padre: “Não é verdade que o nosso jovem amigo caminha depressa?” Chamava-me “um prodígio”; dizia a minha mãe ter conhecido outrora meninos muito inteligentes, mas que eu excedia a todos esses, sem contar que, para a minha idade, possuía já certo número de qualidades morais sólidas. Eu, posto não avaliasse todo o valor deste outro elogio, gostava do elogio; era um elogio.
(Machado de Assis, Dom Casmurro )
No contexto em que estão empregadas, as passagens
– Aos oito anos os meus plurais careciam, alguma vez,
da desinência exata... – e – “Não é verdade que o nosso
jovem amigo caminha depressa?” – permitem, correta e
respectivamente, as interpretações:
✂️ a) o narrador cometeu erros de concordância por oito
anos; José Dias se incomodava com o desenvolvimento cognitivo lento do narrador. ✂️ b) o narrador confundia-se com a concordância das
palavras aos oito anos; José Dias divergia do Padre Cabral quanto aos avanços na aprendizagem do
narrador. ✂️ c) o narrador incorria em erros de concordância quando
tinha oito anos; José Dias considerava que o narrador avançava rápido nos estudos. ✂️ d) o narrador passou a dominar a concordância aos oito
anos; José Dias concordava com o Padre Cabral sobre o fato de o narrador ser ótimo aluno. ✂️ e) o narrador passou a cometer erros de concordância
aos oito anos; José Dias tinha dúvidas se o progresso do narrador nos estudos era bom.