Os procedimentos para identificar as crianças portadoras de altas habilidades incluem o...
Responda: Os procedimentos para identificar as crianças portadoras de altas habilidades incluem os seguintes pontos: I. aplicação de testes de QI; II. levantamento do histórico familiar...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Mirna Neves de Oliveira em 31/12/1969 21:00:00
Essa questão deve ser analisada, se a resposta é letra B... Devemos rever a transcrição do texto "A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. Realmente não entendi...

Por Maycon Leite da Silva em 31/12/1969 21:00:00
Verdade! Por essa parte do texto leva a crer que todas as alternativas estão certas.

Por Paula Thaysa Carvalho de Deus em 31/12/1969 21:00:00
Essa parte do NAO ENFATIZANDO deixou a desejar, pois fica como se a primeira alternativa estivesse errada!

Por Monise em 31/12/1969 21:00:00
Queridos colegas, observem o 3º parágrafo:
" De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo."
Sendo assim, como foi dito na linha 5, o teste de QI não é o critério essencial para observar se a criança possui ou não altas habilidades, ou seja, como pode ser a alternativa b, que inclui as 3 primeiras? Essa questão seria passível de recurso, por não apresentar argumento lógico consistente em sua alternativa e estar mal elaborada em seu enunciado (o próprio enunciado contradiz a resposta).
Obrigada pela atenção.
" De acordo com as diretrizes da Secretaria de Educação Especial, a identificação da criança com Altas Habilidades deve ocorrer o mais cedo possível, já na pré-escola, visando ao pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao seu ajustamento social. Cada aluno deve ser atendido em sua totalidade. A proposta é utilizar fontes múltiplas na identificação, não enfatizando resultados em testes de QI, mas considerando importante conhecer a história de vida familiar e escolar do aluno, seus interesses, suas preferências e padrões de comportamento social em variadas oportunidades e situações. O processo de identificação deve caracterizar um trabalho interdisciplinar e transdisciplinar, ressaltando um compromisso socioeducacional mais amplo."
Sendo assim, como foi dito na linha 5, o teste de QI não é o critério essencial para observar se a criança possui ou não altas habilidades, ou seja, como pode ser a alternativa b, que inclui as 3 primeiras? Essa questão seria passível de recurso, por não apresentar argumento lógico consistente em sua alternativa e estar mal elaborada em seu enunciado (o próprio enunciado contradiz a resposta).
Obrigada pela atenção.

Por ANTONIA GLEICIANE DE ARAUJO em 31/12/1969 21:00:00
EU entendo que a questão do "não enfatizando teste de qi" não o exclua das maneiras de se identificar, mas abre espaço para outros métodos também serem utilizados. porém concordo que a questão está errada pois a única das opções que não aparece EXPLICITAMENTE no texto é o histórico escolar, portanto ao meu ver a resposta seria "D"
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários