Texto I
Primeiro cê sequestra eles, rouba eles, mente sobre eles
Nega o Deus deles, ofende, separa eles
Se algum sonho ousa correr, cê para ele
E manda eles debater com a bala que vara eles, mano
Infelizmente onde se sente o sol mais quente
O lacre ainda tá presente só no caixão dos adolescente
EMICIDA. Ismália. Amarelo. São Paulo: Laboratório Fantasma, 2019. Disponível em:
https://g.co/kgs/P4m8kX1. Acesso em: 16 jul. 2024.
Texto II
No Brasil, ser negro significa ser mais pobre do que o branco,
ter menos escolaridade, receber salário menor, ser mais rejeitado
pelo mercado de trabalho, ter menos oportunidades de ascensão
profissional e social, dificilmente chegar à cúpula do poder público
e aos postos de comando da iniciativa privada [...] ser vítima
preferencial da violência urbana, ter mais chances de ir para a
prisão, morrer mais cedo.
WESTIN, Ricardo. Negro continuará sendo oprimido enquanto o Brasil não se
assumir racista, dizem especialistas. Agência Senado, 22/06/2020. Disponível em:
https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2020/06/negro-continuarasendo-oprimido-enquanto-o-brasil-nao-se-assumir-racista-dizem-especialistas.
Acesso em: 16 jul. 2024.
Sobre a problemática social discutida nos Texto I II, avalie as
seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O Texto I utiliza a linguagem poética para explicitar a
experiência pessoal e coletiva, vivida por pessoas negras, da
violência e da discriminação racial. O Texto II, em consonância
com a discussão apresentada no Texto I, apresenta evidências
que contextualizam as experiências descritas no primeiro
texto.
PORTANTO
II. A obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura AfroBrasileira, disposto na legislação desde 2003, contribui para
que a letra da música possa ser compreendida pelos
estudantes do ensino básico do país, pois o entendimento de
trechos como “sequestra eles” e “nega o Deus deles” só é
possível a partir de uma análise da história do Brasil que
reconhece as características do regime escravocrata e a
diversidade religiosa das populações africanas que foram
trazidas como escravizadas à colônia portuguesa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️