Em relação à Proposta Triangular de ensino de arte apresentada
por Ana Mae Barbosa na década de 1980, as seguintes
afirmativas estão corretas, à exceção de uma . Assinale-a.
✂️ a) Leitura da imagem, ou fruição da Arte, primeiro eixo da
Proposta Triangular, baseia-se nas diferentes possibilidades
de o educando entrar em contato com a Arte, os diferentes
modos de ver e interpretar as obras de arte, o que pode
despertar a capacidade crítica dos educandos. ✂️ b) A leitura da imagem desenvolve os modos de interpretar,
visualizar e julgar a qualidade das obras, compreendendo os
elementos e as relações que as compõem ✂️ c) A contextualização ou a história da Arte, segundo eixo da
Proposta Triangular, é o momento de contextualizar o artista
e a obra de arte no tempo; trata-se de compreender a obra
de arte e o contexto em que foi criada, bem como as
ideologias que podem estar presentes na criação. ✂️ d) O terceiro eixo da Proposta Triangular, o fazer artístico ou a
produção artística, constitui o momento de representação
pessoal de cada educando, calcado no processo criativo,
encarado como interpretação e representação pessoal. ✂️ e) É por meio da contextualização que o aluno descobre as
possibilidades e as limitações das linguagens expressivas, de
seus diferentes materiais e instrumentos.