O atual momento histórico tem recebido várias denominações:
sociedade pós-moderna, pós-industrial ou pós-mercantil,
sociedade do conhecimento. Alguns preferem entender que o
tempo presente é de uma modernidade tardia. Para os objetivos
deste texto, utilizarei a expressão “pensamento pós-moderno”.
Embora eu não esteja convencido de que nosso tempo seja
marcado por uma ruptura com a modernidade, estou certo de
que vivemos um conjunto de condições sociais, culturais,
econômicas peculiares que afetam todas as instâncias da vida
social, de modo a ser admissível afirmar que vivemos numa
condição pós-moderna. LIBÂNEO, 2005.
As opções a seguir apresentam alguns traços do momento
descrito que marcam o desenvolvimento das tendências
pedagógicas contemporâneas, à exceção de uma. Assinale-a.
✂️ a) Há uma relativização do conhecimento sistematizado,
especialmente do poder da ciência, destacando o caráter
instável de todo conhecimento. ✂️ b) Mais do que aprender e aplicar o conhecimento objetivo, os
indivíduos e a sociedade progridem à medida que se
empenham em alcançar seus próprios objetivos. ✂️ c) Não há uma natureza humana universal; os sujeitos são
construídos socialmente e vão formando sua identidade, de
modo a recuperar sua condição de construtores de sua vida
pessoal e de seu papel transformador. ✂️ d) Conhecimentos e modos de ação, deduzidos de uma cultura
universal objetiva, precisam ser comunicados às novas
gerações e recriados em função da continuidade dessa
cultura. ✂️ e) Os valores a serem cultivados dentro de grupos particulares
são a diversidade, a tolerância, a liberdade, a criatividade, as
Emoções e a intuição.