Em relação à apropriação do sistema de escrita alfabético/ortográfico e suas concepções, Magda Soares afirma que “a escrita alfabética prepara e estimula o uso de uma estratégia alfabética na leitura; por outro lado, a leitura propicia a internalização de representações ortográficas que podem ser transferidas para uma escrita ortográfica.” (Soares, 2016, p.84). Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Mesmo que a leitura e a escrita envolvam habilidades distintas, elas estão interconectadas no processo de alfabetização. Assim, o desenvolvimento de algumas habilidades de escrita contribui para o desenvolvimento da fluência em leitura.
PORQUE
II. A fluência leitora apoia a produção escrita, já que faz com que as produções estejam próximas da grafia convencional.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
✂️ a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I. ✂️ b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I. ✂️ c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa. ✂️ d) A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira. ✂️ e) As asserções I e II são proposições falsas.