(...) na concepção interacional (dialógica) da língua, os sujeitos são vistos como atores / construtores sociais, sujeitos ativos que – dialogicamente – se constroem e são construídos no texto, considerando o próprio lugar da interação e da constituição dos interlocutores. Desse modo, há lugar, no texto, para toda uma gama de implícitos, dos mais variados tipos, somente detectáveis quando se tem, como pano de fundo, o contexto sociocognitivo dos participantes. Nessa perspectiva, o sentido de um texto é construído na interação texto-sujeitos e não algo que preexista a essa interação. KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender: os sentidos do texto . São Paulo: Contexto, 2011. Com base no texto, é correto inferir que, partindo da concepção interacional de língua, a leitura
✂️ a) pode ser entendida como a atividade de captação das ideias
do autor, assim como de suas intenções ao elaborar o texto. ✂️ b) constitui uma tarefa de decodificação de palavras e estruturas que compõem o texto, evitando a interferência de fatores extralinguísticos. ✂️ c) é uma atividade interativa de produção de sentido, que se apoia não só nos elementos linguísticos do texto, mas em outros saberes do leitor. ✂️ d) envolve a interação entre a posição ativa do autor e a posição passiva do leitor, sendo por isso menos complexa do que a produção textual. ✂️ e) implica a participação de diversos sujeitos-leitores na decodificação de um texto, razão pela qual deve haver consenso entre os leitores de um texto.