Texto associado. Atenção! Leia o relato de uma atividade realizada nos primeiros anos do Ensino Fundamental para responder à próxima questão.
Primeiramente foi apresentado para as crianças, em um cartaz, o poema “Perguntas e respostas cretinas”, de Elias José. Fizemos a leitura e nos divertimos muito com o poema. Sugeri então à turma que pensassem em palavras que rimassem com seu próprio nome e/ou dos colegas da sala. Fui escrevendo no quadro uma lista de nomes e, à medida em que encontrávamos uma rima, escrevia junto do nome, como por exemplo: Raquel/pastel; Taciana/banana. Depois, levantei uma proposta: “Que tal criarmos um outro poema com os nossos nomes?”. Todos concordaram. Então iniciei: “Você conhece a Taciana?” Eles concluíram: “Aquela que comeu ‘banana’?” Eles ditavam e eu escrevia no quadro, sempre buscando fazer a reflexão. “Como eu escrevo a palavra ‘banana’?”, “Com qual sílaba começa?”, “Com quantas letras eu escrevo a palavra ‘banana’?”, “Quantas vezes eu abro a boca para falar ‘banana’?” “E que letra eu vou botar primeiro?”.
MORAIS, Artur Gomes de; LEITE, Tânia Maria Rios. In: MORAIS; ALBUQUERQUE; LEAL. (Org.) Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Adaptado.
Do ponto de vista da estratégia de alfabetização descrita no relato,
avalie se as alternativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Trata-se de uma atividade que favorece o desenvolvimento da
chamada “consciência fonológica”, por meio de reflexões
sobre a rima das palavras.
II. É uma atividade para alfabetizar letrando, que promove o
ensino do sistema de escrita alfabética com práticas sociais
reais de leitura e escrita.
III. É uma prática que privilegia o desenvolvimento de habilidades
de memória e perceptivo-motoras, como a memorização das
letras relativas a cada som e a discriminação formal entre elas.
As afirmativas são, respectivamente,
✂️ a) F – F – F. ✂️ b) V – F – V. ✂️ c) F – V – V. ✂️ d) V – V – F. ✂️ e) V – V – V.