O movimento pela Escola Nova fez a crítica dos métodos
tradicionais da educação. O marxismo e o positivismo, a seu
modo, também fizeram a crítica à educação enquanto
pensamento autoritário. Os existencialistas e fenomenologistas,
sob o impacto de duas guerras mundiais, perguntavam o que
estava errado na educação para formar homens que chegavam a
se odiar tanto. O otimismo pedagógico do começo do século não
resistiu a tanta violência.
GADOTTI. (1997).
Segundo o autor, a partir da segunda metade do século XX, a
crítica à educação e à escola se acentuam, gerando uma
tendência que ele classificou como pensamento pedagógico
crítico.
Sobre a referida tendência, assinale a afirmativa incorreta .
✂️ a) Entre os principais representantes do pensamento
pedagógico crítico estão Louis Althusser e Pierre Bourdieu. ✂️ b) Louis Althusser formulou a teoria da escola enquanto
aparelho ideológico do Estado. ✂️ c) A crítica radical à educação oriunda do pensamento
pedagógico crítico não substituiu o otimismo com a
educação. ✂️ d) Pierre Bourdieu, junto de Jean Claude Passeron, formulou a
teoria da escola enquanto violência simbólica. ✂️ e) As teorias derivadas do pensamento pedagógico crítico são,
frequentemente, chamadas de crítico-reprodutivistas.