Os conceitos de interdisciplinaridade e transversalidade, que vêm
revolucionando o currículo da escola fundamental, resultam da
evolução do conhecimento na civilização ocidental e têm por
finalidade modificar a visão tradicional de currículo, que se
caracteriza pela fragmentação, linearidade, alienação e estímulo
ao individualismo no trabalho escolar.
MORAES. (2005).
Sobre os conceitos de interdisciplinaridade e transversalidade,
Assinale a afirmativa incorreta.
✂️ a) A interdisciplinaridade e a transversalidade foram
introduzidas na escola brasileira pelos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN), em 1996. ✂️ b) O intuito da interdisciplinaridade é superar a excessiva
fragmentação e a linearidade no currículo. ✂️ c) Na prática, a interdisciplinaridade e a transversalidade não se
fundem nem se entrelaçam, mantendo cada qual sua própria
rede de interações. ✂️ d) A transversalidade pode ser definida como um recurso
pedagógico cujo intuito é ajudar o/a aluno/a a adquirir uma
perspectiva mais compreensiva e crítica da realidade social. ✂️ e) A transversalidade contrapõe-se à visão alienada e
individualista do conhecimento e, por meio da inserção de
temas transversais, relaciona os conteúdos com o contexto
que os cerca.