O jornalista e professor João José Forni, especialista em gestão de
crises de comunicação, recomenda que o comunicado de crise seja
conciso, com uma declaração que dure de 20 a 80 segundos,
quando oral, ou limitado a uma página de computador (espaço
duplo, fonte padrão tamanho 12), quando escrito.
O texto ou statement deve:
✂️ a) apresentar os nomes de todas vítimas, em caso de acidente,
para que os parentes possam ser notificados imediatamente
por intermédio da imprensa especializada. ✂️ b) priorizar a exposição de hipóteses e debates jurídicos nos
meios de comunicação, como recurso estratégico para mitigar
a pressão midiática, enquanto a organização estrutura
respostas institucionais adicionais. ✂️ c) contar o que aconteceu, quando, onde e quantas pessoas
estão envolvidas, o que está sendo feito para solucionar o
problema e quando devem vir os primeiros resultados. ✂️ d) adotar uma abordagem comunicacional que privilegie
declarações genéricas e evitar a apresentação de medidas
concretas e detalhadas, priorizando expressões como
“estamos estudando a situação” ou “nossos técnicos estão
trabalhando para achar a melhor solução”. ✂️ e) vir acompanhado de informações off the record para que os
profissionais de imprensa se sensibilizem e ajudem a empresa
no processo de gerenciamento da crise.