Jussara Hoffmann, reconhecida por suas reflexões sobre
avaliação formativa, propõe uma abordagem que destaca a
importância do processo avaliativo como parte integrante do
ensino-aprendizagem. Com base em suas ideias, assinale a
alternativa que melhor reflete a perspectiva de Hoffmann sobre
avaliação.
✂️ a) Hoffmann defende uma visão tradicional de avaliação, onde o
foco está na aplicação de provas padronizadas para mensurar o
conhecimento dos alunos de forma quantitativa. ✂️ b) Para Hoffmann, a avaliação formativa é um instrumento de
punição, utilizado para destacar as falhas e fraquezas dos alunos,
visando corrigir comportamentos inadequados. ✂️ c) A abordagem de Hoffmann destaca que a avaliação deve ser
um processo contínuo e contextualizado, integrado ao cotidiano da
sala de aula, permitindo ajustes durante o percurso do aprendizado. ✂️ d) Hoffmann preconiza que a avaliação deve ser um processo
exclusivamente unilateral, onde os professores têm o poder de
classificar o desempenho dos alunos. ✂️ e) De acordo com Hoffmann, a avaliação deve ser utilizada como
um meio de competição entre os alunos, promovendo uma
hierarquia de desempenho para motivar o esforço individual.