A respeito dos marcos históricos e normativos sobre a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, assinale a alternativa correta.
✂️ a) O AEE ocorre em todas as etapas e modalidades da educação básica, constituindo oferta obrigatória dos sistemas de ensino e deve ser realizado no turno inverso ao da classe comum, na própria escola em que o aluno está matriculado. ✂️ b) Consideram-se alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física e mental, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. ✂️ c) Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. ✂️ d) Cabe a cada família providenciar tradutor/intérprete de Libras e guia intérprete, bem como de monitor ou cuidador aos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras que exijam auxílio constante no cotidiano escolar. ✂️ e) As atividades desenvolvidas no Atendimento Educacional Especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e à independência na escola e fora dela.