O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma ferramenta fundamental no contexto educacional, constituindo-se como um documento
norteador que estabelece os princípios, objetivos e diretrizes para a gestão e prática pedagógica de uma instituição de ensino. Desempenha um papel crucial na construção da identidade da escola, alinhando-se aos valores da comunidade escolar e refletindo a
visão educacional da instituição. Ele deve contemplar aspectos como missão, visão, valores, metas educacionais, estratégias pedagógicas, avaliação institucional, dentre outros elementos. No decorrer do processo de construção Projeto Político-Pedagógico
consideram-se dois momentos interligados e permeados pela avaliação: o da concepção e da execução. No momento da execução,
um projeto é considerado de qualidade quando:
✂️ a) Explicitar o compromisso com a formação do cidadão. ✂️ b) Conter opções explícitas na direção da superação dos problemas. ✂️ c) É construído continuamente, pois, como produto, é também processo, incorporando ambos em uma interação possível. ✂️ d) Explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre seus agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo.