A sala de aula é um complexo, é um mundo, digamos, é a alma da escola, onde as coisas acontecem, ou não. Ao tratar daquilo
que normalmente mais ocupa o docente, a questão do conteúdo, da metodologia, da construção do conhecimento, sentimos
necessidade de situar a reflexão no contexto maior da sala de aula, justamente para não reduzir a complexidade da atividade
docente. O trabalho com o conhecimento, embora nuclear, não esgota o trabalho do professor. Existem outras duas
dimensões que devem ser agregadas quando pensamos na gestão da sala de aula: relacionamento interpessoal e organização
da coletividade de sala de aula. Sobre o relacionamento interpessoal entre professor e alunos, analise as afirmativas a seguir.
I. É fundamental para a construção do conhecimento e o desenvolvimento humano do estudante, mas não interfere
diretamente no processo de ensino-aprendizagem.
II. A capacidade do professor de conhecer cada aluno individualmente é essencial para uma prática pedagógica eficaz,
independentemente das condições de trabalho e da complexidade das turmas.
III. A construção de um vínculo positivo entre professor e aluno é crucial para a criação de um ambiente de aprendizagem
seguro e colaborativo, onde os estudantes se sintam motivados a aprender e a superar desafios.
IV. O amor à profissão e o compromisso com a aprendizagem de todos os alunos são elementos fundamentais para o sucesso
da prática pedagógica e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
V. O professor deve priorizar a individualidade de cada aluno, desconsiderando as características e as necessidades do grupo
como um todo.
Está correto o que se afirma apenas em
✂️ a) II e IV. ✂️ b) I, II e V. ✂️ c) III, IV e V. ✂️ d) I, II, III e IV.