De acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento
Educacional Especializado na Educação Especial, como deve
funcionar o Currículo Escolar?
✂️ a) O currículo nas salas de aula inclusivas deve seguir um
formato padronizado, com as mesmas estratégias
pedagógicas para todos os alunos, sem grandes variações. ✂️ b) O currículo nas salas de aula inclusivas precisa ser ajustado
para os alunos com deficiência, mas as práticas
pedagógicas podem permanecer invariáveis para os demais
alunos. ✂️ c) As adaptações curriculares nas salas de aula inclusivas
concentram-se, principalmente, no uso de materiais específicos, sem demandar mudanças nas práticas
pedagógicas ou no conteúdo abordado. ✂️ d) O currículo nas salas de aula inclusivas pode ser ajustado,
levando-se em consideração as diferentes necessidades de
aprendizagem dos alunos, de modo a permitir a participação
de todos, respeitando seus ritmos e
seus estilos de aprendizagem. ✂️ e) A adequação curricular nas salas de aula inclusivas pode ser
dispensada, uma vez que a inclusão depende apenas da
presença física dos alunos com deficiência na sala de aula,
sem a necessidade de modificações no conteúdo ou na
abordagem pedagógica.