Um aluno com deficiência múltipla, caracterizada por deficiência
visual e deficiência intelectual, ingressou em uma escola regular.
Para promover sua inclusão, a equipe pedagógica decidiu
implementar um plano educacional individualizado (PEI),
integrando estratégias como a utilização de materiais táteis, o
apoio de um professor especializado e a mediação
nas interações com os colegas.
Qual princípio educacional é mais importante para garantir o
desenvolvimento integral desse aluno?
✂️ a) O foco exclusivo no desenvolvimento das habilidades
acadêmicas do aluno, com adaptações que permitam
acompanhar o currículo da turma. ✂️ b) A articulação entre práticas inclusivas e recursos
especializados para atender às necessidades educacionais
do aluno em um ambiente regular. ✂️ c) A utilização de estratégias padronizadas que sejam
aplicáveis a todos os alunos com deficiência múltipla, garantindo equidade no atendimento. ✂️ d) A oferta de recursos especializados em ambiente em
separado, no qual o aluno possa se concentrar sem
interferências externas, devido à natureza de sua dupla
deficiência. ✂️ e) A priorização do convívio social do aluno com os
colegas, deixando os conteúdos acadêmicos em segundo plano,
tendo em vista que a interação social é mais importante para
seu desenvolvimento.