Sobre a avaliação da aprendizagem e a gestão
da sala de aula, analise as afirmativas abaixo com base
em Luckesi (2018) e Brookhart (2021):
I. A avaliação diagnóstica permite ao professor
identificar o nível de conhecimento dos alunos antes de
iniciar o processo de ensino, mas também pode ser
aplicada em outros momentos para ajustar o
planejamento.
II. Rubricas são instrumentos que detalham critérios
avaliativos de forma a permitir análises consistentes de
atividades práticas, mas sua eficácia depende da
clareza e relevância dos critérios. III. O feedback imediato e detalhado é considerado mais
eficaz em contextos de avaliação formativa, pois
promove a autorregulação dos alunos e o ajuste das
estratégias pedagógicas pelo professor.
IV. A disposição das carteiras em círculos ou em
pequenos grupos pode ser uma estratégia para
favorecer o trabalho colaborativo e a construção
coletiva do conhecimento.
V. A avaliação somativa, por focar nos resultados finais,
deve ser o único método utilizado em contextos onde
há alta exigência de resultados padronizados.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a
avaliação dos itens:
✂️ a) Apenas os itens II, III e V estão corretos. ✂️ b) Apenas os itens I, III e IV estão corretos. ✂️ c) Apenas os itens I, II e IV estão corretos. ✂️ d) Apenas os itens II, III e IV estão corretos. ✂️ e) Apenas os itens I, II e III estão corretos.