Questões Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos

Historicamente, a escola foi caracterizada por uma perspectiva educacional que limita a...

Responda: Historicamente, a escola foi caracterizada por uma perspectiva educacional que limita a oportunidade de educação a um grupo privilegiado, criando uma dinâmica de exclusão que foi legitimada por pol...


1Q1045701 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor Ensino Fundamental I e II AEE, Prefeitura de Piratuba SC, AMAUC, 2024

Historicamente, a escola foi caracterizada por uma perspectiva educacional que limita a oportunidade de educação a um grupo privilegiado, criando uma dinâmica de exclusão que foi legitimada por políticas e práticas educacionais que reproduzem a estrutura social existente. Com o avanço do processo de democratização da educação, surge o paradoxo inclusão/exclusão, onde os sistemas de ensino buscam universalizar o acesso, mas persistem em excluir indivíduos e grupos que não se enquadram nos padrões homogeneizadores da escola. Dessa forma, sob diversas formas, a exclusão apresenta características comuns nos processos de segregação e integração, os quais envolvem a seleção e contribuem para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.