1Q1045764 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Professor Especialista em Deficiência Intelectual, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025Pesquisas recentes avaliaram a eficácia de ferramentas de inteligência artificial (IA) focadas no aluno, contrastando-as com a atuação de professores em ambiente de sala de aula com vários estudantes, e com a atuação de tutores qualificados em sessões individuais. Os resultados mostram que, em termos de avanços na aprendizagem, as ferramentas de IA superam o desempenho de professores que lecionam para turmas inteiras, embora apresentem resultados ligeiramente inferiores aos alcançados por tutores qualificados em cenários de ensino individualizado. Os resultados dos estudos mencionados acima indicam: ✂️ a) ( ) A preeminência do ensino personalizado sobre o padronizado, destacando a importância de abordagens individualizadas na facilitação da aprendizagem. ✂️ b) ( ) A limitada efetividade das ferramentas de Inteligência Artificial na promoção do ensino-aprendizagem em contextos com grande número de alunos. ✂️ c) ( ) A superioridade do ambiente da sala de aula tradicional frente aos modelos de ensino emergentes, indicando as vantagens dos métodos convencionais de instrução. ✂️ d) ( ) A equivalência entre métodos de ensino personalizados e padronizados, tanto em ambientes educacionais tradicionais quanto naqueles suportados por Inteligência Artificial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro