Por meio do texto da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Ed...

Questão de Pedagogia da banca Avança SP aplicada no concurso Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP (2024). Confira a resolução completa abaixo:

Por meio do texto da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é possível compreender alguns dos aspectos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, da qual o Brasil é signatário. Assim, leia os enunciados abaixo e marque, na sequência, a alternativa correspondente.

I – Os estados-partes devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta de inclusão plena.
II – Devem ser adotadas medidas que visem garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso ao sistema educacional criado especificamente para atender suas necessidades.
III - Devem ser adotadas medidas que visem garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso ao ensino fundamental inclusivo, de qualidade e gratuito, em igualdade de condições com as demais pessoas na comunidade em que vivem.