Pessoas com deficiência intelectual podem precisar de mediação para aprender as Atividades de Vida Diária (AVD)
que, segundo Hoffmann (2010) in Trentin (2018), seriam
✂️ a) procedimentos estruturados para o ensino e treinamento de atividades que promovam a independência, a autonomia, a liberdade e autoestima na realização de atividades escolares. ✂️ b) conjuntos de tarefas realizadas no cotidiano escolar,
que garantem a autonomia para atividades pedagógicas nos diferentes campos de experiência, áreas
do conhecimento e propostas de desenvolvimento. ✂️ c) metodologias que promovem o desenvolvimento de
habilidades intelectuais, emocionais e senso, perceptivas essenciais para solução de problemas e de
situações práticas e cotidianas. ✂️ d) estratégias terapêuticas, ofertadas na escola especial, com o objetivo de ampliar a autonomia e a independência dos estudantes com deficiência matriculados na rede comum de ensino. ✂️ e) métodos de ensino estruturados de modo a promover maior independência em atividades cotidianas de
pessoas com deficiências motoras e sensoriais, que
necessitam de apoios intensivos.