O Currículo Paulista : etapa Ensino Médio (São Paulo,
SEDUC, 2020), diante da perspectiva atual da inclusão
escolar de estudantes nas classes comuns da Educação
Básica em igualdade de condições com as demais pessoas na comunidade em que vivem, postula que é preciso levar em consideração as demandas específicas de
cada um deles no contexto escolar.
Dessa forma, os conteúdos curriculares devem ser adaptados, considerando as especificidades de cada estudante,
respeitando, assim, as
✂️ a) habilidades de cada aluno, sem esquecer de avaliar
suas limitações no que tange às deficiências para as
devidas adequações curriculares. ✂️ b) dificuldades e limitações de cada educando, considerando a diversidade indígena, quilombola, com
deficiência e em vulnerabilidade social. ✂️ c) necessidades educacionais especiais de cada aluno,
as demandas familiares, as necessidades dos professores diante de um currículo flexível. ✂️ d) potencialidades e dificuldades individuais e os ritmos
diferentes de aprendizagem por meio de estratégias
diversificadas de ensino. ✂️ e) necessidades específicas de cada aluno, por meio de
estratégias unificadas, mas com base nos conteúdos
regulares da classe.