“Condições que caracterizam-se por um comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades
de interação social, habilidades de comunicação, ou presença de estereotipias de comportamento, interesses e atividades e
que também envolvem prejuízos qualitativos que definem essas condições, representando um desvio acentuado em relação ao
nível de desenvolvimento ou idade mental do indivíduo (APA, 2000). Em geral, se manifestam nos primeiros anos de vida da
criança e, frequentemente, estão associados com algum grau de comprometimento intelectual e características descritivas,
podendo haver anormalidades no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Ao longo do seu processo evolutivo, a criança
pode se deixar envolver passivamente em interações sociais, mesmo nesses casos elas podem tratar as pessoas de maneira
incomum. Os índices de ocorrência dessas condições são quatro a cinco vezes superiores para o sexo masculino, embora as
meninas acometidas estejam mais propensas a apresentar comprometimento mental mais grave.” As informações apresentadas são compatíveis com:
✂️ a) Síndrome de Down. ✂️ b) Deficiência intelectual. ✂️ c) Altas habilidades e superdotação. ✂️ d) Transtornos globais do desenvolvimento.