Leia o excerto a seguir sobre perguntas realizadas a professoras sobre avaliação inclusiva e as respostas obtidas. [...] E ainda nesta categoria foi dirigido o conjunto de questões para a professora A e B, sendo estas: O que entende por inclusão; qual a visão sobre educação inclusiva; Qual a concepção sobre avaliação. A professora A entende que a inclusão é o aluno estar inserido seja no meio social, escolar ou em qualquer instituição e, na sua visão, a escola ainda precisa melhorar para incluir o aluno, pois falta material específico, salas multifuncionais, professores especializados na área e o apoio da família. E quanto à avaliação, em sua concepção, a avaliação deve ser feita continuamente não somente por provas. [...]
A professora B respondeu que a inclusão é a escola atender os alunos com deficiência, respeitando seus direitos. [...] Quanto à avaliação, a mesma respondeu que é um método para diagnosticar o desenvolvimento do aluno no seu processo de ensino aprendizagem. [...] Pelas respostas das professoras, infere-se que a afirmação CORRETA apresenta-se na opção
✂️ a) A professora A tem a concepção do que é inclusão, mas reconhece que a escola ainda não está preparada para atender os alunos com deficiência intelectual por falta de estrutura física e formação para os profissionais. ✂️ b) A professora B tem a compreensão de que a inclusão é garantida por lei, e utiliza metodologias na avaliação que favorecem a inclusão efetiva dos alunos com deficiência intelectual em sala de aula. ✂️ c) A professora A não tem a concepção de inclusão, mas consegue realizar avaliações que atendam eficazmente a todos os alunos com deficiência intelectual por conta da qualidade de estrutura física da escola e formação contínua para os profissionais. ✂️ d) A professora B não tem a compreensão de que a inclusão é garantida por lei e não utiliza metodologias na avaliação que favorecem a inclusão efetiva dos alunos com deficiência intelectual em sala de aula. ✂️ e) As professoras A e B desconhecem o que seja inclusão e utilizam metodologias na avaliação que favorecem a inclusão efetiva dos alunos com deficiência intelectual em sala de aula.