Gabriel, aluno surdo, cursa o 3º ano do Ensino Fundamental. Seu professor está em busca de estratégias de intervenção pedagógica que promovam o sucesso do processo ensino e aprendizagem de Gabriel. A intervenção CORRETAS propostas ao professor está indicada na opção
✂️ a) os conteúdos adaptados somente para valores sociais acumulados com o passar dos tempos com o intuito de preparar o aluno para a vida, e esses conteúdos serem transmitidos por aulas expositivas dando ênfase ao volume da voz. ✂️ b) a educação efetivada em Língua de Sinais, e, em paralelo às disciplinas curriculares, o ensino de língua portuguesa como segunda língua, a utilização de atividades diversificadas, com recursos visuais em jogos, slides entre outros recursos midiáticos. ✂️ c) a colocação desse aluno sempre em dupla com um colega ouvinte, sensível e paciente, que possa traduzir para o aluno surdo, todas as explicações e orientação do professor, facilitando assim a comunicação entre todos e a compreensão dos temas abordados. ✂️ d) a autorização de um professor acompanhante, pago e indicado pela família do aluno surdo, que goze de sua confiança, a fim de permanecer junto ao aluno em todas as aulas e situações na escola, facilitando sua inserção social e afetiva. ✂️ e) a premissa de transmissão de conteúdos, sendo o foco do processo centrado no professor, visto como único detentor do conhecimento e o único capaz de repassar esses conteúdos aos seus alunos, de forma expositiva, que atenda a dificuldade do aluno.