Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma
competência específica traçada pelo Currículo Paulista
(2019) para a área de Linguagens, no ensino fundamental.
✂️ a) Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas,
cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza,
na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre
a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a
escrita, a ciência e a tecnologia. ✂️ b) Analisar, compreender e explicar características,
fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como
também as relações que se estabelecem entre eles,
exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da
Natureza. ✂️ c) Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de
si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas
experiências de cuidados, interações, brincadeiras e
linguagens vivenciadas na instituição escolar e em
seu contexto familiar e comunitário. ✂️ d) Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais
e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para
interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes. ✂️ e) Desenvolver o senso estético para reconhecer, fruir
e respeitar as diversas manifestações artísticas e
culturais, das locais às mundiais, inclusive aquelas
pertencentes ao patrimônio cultural da humanidade,
bem como participar de práticas diversificadas, individuais e coletivas, da produção artístico-cultural,
com respeito à diversidade de saberes, identidades
e culturas.