Texto associado. Considere o artigo As Tecnologias Assistivas em ambiente computacional e telemático : novos horizontes na educação de alunos com deficiência motora severa” (2005), de Galvão Filho para responder a questão:
Galvão Filho afirma que as deficiências motoras, severas ou não, podem advir de diferentes etiologias e que
nesse trabalho estão sendo considerados os alunos com
deficiência motora severa (ou grave) que apresentam um
acentuado comprometimento motor nos quatro membros.
Nesses casos, a criança com deficiências motoras acentuadas, por suas próprias limitações físicas e/ou social,
✂️ a) invariavelmente, ignora e assume posições de passividade diante da realidade, de pessoas e na solução
de seus próprios problemas diários. ✂️ b) precisa ser condicionada a que outras pessoas, familiares, amigos ou cuidadores, resolvam todos os
seus problemas e até pensem por ela. ✂️ c) certamente apresenta um considerável atraso em
seus processos de desenvolvimento cognitivo, ou
seja, demonstra um severo/grave comprometimento
intelectual. ✂️ d) apresenta as dificuldades intrínsecas à deficiência
que vão impedir que ela desenvolva qualquer das
habilidades essenciais para a aprendizagem. ✂️ e) agravadas por um tipo de cuidado paternalista, superprotetor, não valorizador de suas potencialidades,
tende a crescer com uma restrita interação com o
meio e a realidade que a cerca.