Texto associado. Considere a publicação Entendendo a deficiência física do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE – Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para responder a questão:
Renata Varela, no texto Tecnologia assistiva na escola ,
afirma que tecnologia assistiva pode oferecer suporte ao
aluno com deficiência em diferentes experiências vividas
na escola e é dividida em algumas categorias.
Na categoria adaptação de materiais pedagógicos, estão
incluídos:
✂️ a) rampas, elevadores, barras de apoio, portas largas,
entre outras modificações que devem seguir os parâmetros definidos pela ABNT (Associação Brasileira
de Normas Técnicas). ✂️ b) figuras e símbolos utilizados para confeccionar pranchas temáticas e de comunicação, os gestos, os comunicadores com voz, entre outros. ✂️ c) engrossadores para facilitar a preensão do lápis,
plano inclinado para apoiar textos e facilitar a visualização, alfabetos móveis de madeira, papel ou EVA,
entre outros. ✂️ d) talheres engrossados e angulados, copo com duas
alças, canudos, redutores de vaso sanitário, papagaio hospitalar, entre outros. ✂️ e) mouses e teclados adaptados, softwares para teclado e mouses virtuais, programas de leitura de tela,
entre outros.