Considerando-se que a avaliação é um processo de coleta de dados com pelo menos dois
propósitos: identificar necessidades e tomar decisões, devem-se analisar, permanentemente,
todos os elementos constitutivos do processo de ensino e de aprendizagem. Assinale a
alternativa correta sobre a avaliação de estudante com deficiência intelectual.
✂️ a) As atuais práticas classificatórias devem ser utilizadas. O uso de testes psicológicos contribui para
a compreensão da patologia do educando, mas importante participação do psicólogo nesse
processo deverá centrar no diagnóstico do aluno, apenas. ✂️ b) Qualquer instrumento ou procedimento de avaliação deve envolver indicadores que facilitem a
análise dos testes psicométricos. ✂️ c) Deve-se admitir que é praticamente impossível avaliar tudo ao mesmo tempo. Por essa razão,
pragmática, apontam-se indicadores específicos de aspectos a serem considerados, mas que
devem ser analisados na reciprocidade de suas influências. ✂️ d) Os resultados da avaliação, sob o enfoque psicológico, servirão como importantes subsídios para
a elaboração de projetos políticos pedagógicos, que garantam respostas clínicas adequadas às
diferentes necessidades dos alunos e da própria instituição educacional escolar.