Ao se definirem as Diretrizes Nacionais para a
Educação Especial na Educação Básica, Resolução
CNE/CEB nº 2/2001, estabelece-se que a Educação
Especial considerará as situações singulares, os
perfis dos estudantes, as características bio-psicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará
em princípios éticos, políticos e estéticos de modo
a assegurar alguns aspectos.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o aspecto assegurado pelas Diretrizes Nacionais para a Educação
Especial na Educação Básica indicado a seguir.
( ) A dignidade humana e a observância do direito de
cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de
trabalho e de inserção na vida social.
( ) A busca da identidade própria de cada educando,
o reconhecimento e a valorização das suas diferenças e potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de
ensino e aprendizagem.
( ) O desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e sua ampliação, mediante o
cumprimento de seus deveres e o usufruto de
seus direitos.
( ) Um processo de avaliação diferenciado que garanta a progressão automática, para constituir e ampliar valores, atitudes, conhecimentos, habilidades
e competências.
Considerando-se as afirmações acima, a sequência
correta é:
✂️ a) F, F, F, V ✂️ b) F, V, V, F. ✂️ c) V, F, F, V. ✂️ d) V, V, V, F.