1Q1046532 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025Texto associado. Para resolver à questão, considere o conteúdo do documento A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa, 2010 As autoras apresentam os variados recursos de comunicação e ressaltam que ✂️ a) um recurso de comunicação não pode variar quanto à quantidade de mensagens que contém e nem quanto ao material utilizado para sua confecção. ✂️ b) na escolha do sistema simbólico para o recurso de comunicação, o mais importante a se considerar é a opinião do professor e não a do próprio usuário. ✂️ c) para seleção do vocabulário é dispensável o envolvimento dos familiares e de todos aqueles que estarão diretamente engajados na utilização do recurso. ✂️ d) um recurso é projetado e construído considerando-se as habilidades motoras, sensoriais (visuais e auditivas) e cognitivas do usuário, bem como a portabilidade e praticidade de uso. ✂️ e) se tratando de um mesmo usuário, podemos usar símbolos diferentes para a mesma expressão, por exemplo, símbolos ou imagens diferentes para expressar “família”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro