Pezzuto e Camargo, in Fonseca, Brito e Janes (2012),
com base na legislação vigente, destacam que o professor especialista que oferece atendimento educacional
especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar
e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que
✂️ a) possibilitem o acesso à escola comum, utilizando-se
de recursos e estratégias específicas para cada
estudante público-alvo da educação especial matriculado na escola comum. ✂️ b) sejam adaptados às necessidades especiais dos
alunos público-alvo da educação especial, garantindo recursos, estratégias e equipamentos para cada
especificidade dos alunos. ✂️ c) garantam a matrícula em salas de aula comum e em
salas de recursos multifuncionais em contraturno
escolar, de modo a promover participação plena e
em igualdade de direitos com os demais alunos. ✂️ d) estimulem a participação plena dos alunos com
deficiência, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista em sala de aula comum e
inclusiva. ✂️ e) eliminem as barreiras existentes, considerando as
necessidades específicas, para que o estudante
com deficiência tenha plena participação e acesso
à educação.