1Q1046655 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, QM 2023, SEDUC SP, VUNESP, 2025O texto Política de educação inclusiva e trabalho pedagógico: uma análise do modelo de educação especial na educação básica, de Freitas, in Baptista e Jesus (2011) discute, a partir da análise dos serviços de educação especial de um município brasileiro que privilegia o disposto na Convenção da Guatemala, um modelo de educação inclusiva que tem como diretriz ✂️ a) eliminar as barreiras atitudinais e arquitetônicas, por meio da implantação de salas de recursos exclusivas. ✂️ b) promover o acesso e permanência dos estudantes com deficiência, garantindo acesso ao currículo único e aprendizagem igual a todos. ✂️ c) priorizar práticas escolares baseadas em disciplinas históricas, sem desviar-se do currículo prescrito. ✂️ d) considerar as diversas manifestações humanas e mudança nas estruturas excludentes, discriminatórias e hierarquizadas das escolas. ✂️ e) garantir a permanência do aluno com deficiência, por meio da valorização do mérito e avaliação padronizada. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro