Texto associado. Considere a publicação Atendimento educacional especializado : deficiência física. MEC, (2007) de autoria de Schirmer, Browning; Bersch e Machado para responder à questão.
As autoras da publicação ressaltam a dificuldade de comunicação, em sala de aula, de um aluno com paralisia
cerebral do tipo espástica com uma disartria moderada.
Nesse caso, significa que o aluno apresenta
✂️ a) lesão neurológica progressiva, tônus muscular hipotônico que dificulta a realização as atividades gráficas e fala ininteligível. ✂️ b) lesão neuromuscular progressiva, tônus muscular
condizente com ataxia motora que interfere na coordenação de movimentos para a escrita e consequente
dificuldade na articulação e pronúncia das palavras. ✂️ c) lesão cerebral na área motora, com tônus muscular
hipertônico que dificulta a execução e coordenação
dos movimentos e dificuldade na articulação e consequentemente na pronúncia das palavras. ✂️ d) lesão neuromuscular evolutiva, com tônus muscular
variável que dificulta a realização de movimentos
coordenados e falta de habilidade para pronunciar
as sílabas. ✂️ e) lesão cerebral na área psicomotora, com tônus muscular flutuante que dificulta a coordenação motora,
deficiência intelectual e incapacidade de articulação
e pronúncia das palavras.