Considere que uma turma do sexto ano está trabalhando frações em matemática.
Um dos estudantes da turma possui deficiência intelectual e ainda está consolidando a compreensão dos
números naturais inteiros.
Nesse caso, uma postura inclusiva dos professores
seria:
✂️ a) Possibilitar que durante a explicação do conteúdo o estudante possa acessar outros espaços da escola mais significativos para ele. ✂️ b) Utilizar estratégias que apresentem o conteúdo com riqueza de imagens e materiais concretos, tais como jogos, alimentos que possam ser cortados em pedaços, imagens, gravuras, etc., permitindo que com materiais concretos o estudante tenha acesso ao currículo comum da turma. ✂️ c) Planejar atividades que possibilitem a compreensão dos números naturais inteiros para serem desenvolvidas fora da sala de aula comum, para que futuramente, com a compreensão dos números naturais inteiros consolidada, o estudante possa realizar as atividades na sala de aula comum. ✂️ d) Construir juntamente com o professor de Educação Especial um outro objetivo de aprendizagem para o estudante, considerando que nesse momento ele ainda não possui maturidade para compreender frações. ✂️ e) Ministrar o mesmo material textual que está sendo desenvolvido com a turma para que o estudante tenha os mesmos direitos dos demais colegas.